Textos


Página destinada a organização e disponibilização  dos textos utilizados na eletiva "Informática na Educação" 2014 na Faculdade de Formação de Professores (FFP) UERJ.

Textos 25/03/2014

Jesús Martin Barbero


Desafios culturais da comunicação e educação


O artigo do teórico colombiano, pesquisador da Comunicação e Cultura nos Estudos Culturais, Jesús Martin Barbero,tem por finalidade tratar de suas  preocupações em relação à falta de compreensão na elaboração de políticas na Colômbia, sobre como o campo da comunicação pode atuar frente aos desafios que a Educação tem de enfrentar para a formação de cidadãos livres e capazes de atuar de forma autônoma  na sociedade. Ele discute as dificuldades e principalmente a incapacidade da escola alterar sua relação com a produção e aquisição de conhecimento. O modelo de comunicação predominante na escola é vertical e autoritária na relação professor-aluno,  linear sequencial no aprendizado, impedindo que se abre de maneira a enriquecer-se com as novas linguagens dos meios de comunicação. Jesús Martin também descarta a mera aquisição de equipamentos e tecnologias, por parte da escola, para a transposição ilustrativa dos conteúdos. Ressalta que a escola precisa alterar suas formas de relacionamento com os jovens, com o conhecimento e com o conjunto da sociedade. Tais mudanças comportam compreender a centralidade dos processos de comunicação- ao que denominou ecossistema comunicativo- para capacitar o jovem para uma mentalidade crítica, fazendo-o ler o mundo de maneira cidadã.


Olívia Bandeira de Melo

As TICs como metodologia pedagógica

Artigo publicado pela doutora em tecnologias da comunicação Olívia Bandeira de Melo que fará uma abordagem sobre a relevância do surgimento das novas tecnologias de comunicação como fenômeno social e sua atuação em meio a sociedade. A autora também traz questões que estão ligadas ao ensino, levantando questionamentos sobre a inclusão do em relação a essa nova era, onde tudo está informatizado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário